Projeto Serviço Civil Voluntário

O Programa Serviço Civil Voluntário foi desenvolvido pela APREC em parceria com o Viva Rio desde 1998 até 2002, no intuito de oferecer a jovens de baixa renda alternativas de formação, numa combinação entre qualificação básica para o mercado de trabalho, ações comunitárias e educação para a cidadania. A proposta do programa, conjugado a uma política de integração da juventude brasileira, está apresentada nos objetivos do Programa Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça.

Além de aulas de direitos humanos, informática e gestão de pequenos negócios, o programa capacita os alunos para a prestação de serviço voluntário em comunidades de baixa renda, atuando em campanhas e eventos, semeando a solidariedade. O Viva Rio coordena o desenvolvimento do projeto no Rio de Janeiro, orientando também os jovens nas ações voluntárias e desenvolvendo os materiais didáticos (apostilas e vídeos).

O programa foi executado em todo o estado pelo Viva Rio e em Niterói pela APREC, sob a supervisão da Secretaria Estadual do Trabalho. A coordenação nacional é da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, e da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os recursos que viabilizam o projeto vieram do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Foram mais de 8.000 jovens no total e 200 jovens contemplados pelas turmas da APREC por esta oportunidade de aprendizagem, crescimento e compreensão da cidadania.