CEI - Centro de Ensino Interdisciplinar

A Proposta Pedagógica CEI

A transversalidade da questão ecológica é trabalhada nas ONG's através dos seus diversos projetos desenvolvidos. Um exemplo pioneiro na Educação é a experiência da APREC Ecossistemas Costeiros, uma organização ambientalista com sede no Rio de Janeiro. Através do Centro de Ensino Interdisciplinar - CEI onde a Educação Ambiental é internalizada como disciplina e alcança os alunos que freqüentam os cursos do ensino básico.

Também a imprensa deu destaque ao trabalho realizado...

A interdisciplinaridade, como questão epistemológica, surgiu no final do século passado, pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências haviam-se dividido em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas, embora não resgatasse ainda a unidade e a totalidade do saber. Desde então, o conceito de interdisciplinaridade vem se desenvolvendo também nas ciências da educação, visando garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Para isso, integrar conteúdos não seria suficiente, é preciso uma atitude e postura interdisciplinar, atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento.

Prêmio e Credenciamento pela Secretaria Estadual de Educação.

A ação pedagógica através da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentação da vivência de uma realidade global, que se insere nas experiências cotidianas do aluno, do professor e da comunidade, e que na teoria positivista era compartimentalizada e fragmentada. Articular saber, conhecimento, vivência, escola, comunidade e meio ambiente tornou-se, nos últimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade, que se traduz, na prática, em um trabalho coletivo e solidário na organização dessa nova escola. Um projeto interdisciplinar de educação marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.

O Centro de Ensino Interdisciplinar da APREC integra conteúdos com a finalidade de discutir o mundo do trabalho e a construção da cidadania.