Projeto Caminhando

Caminhando... Caminhadas Ecológicas e Culturais

O projeto Caminhando - Caminhadas Ecológicas desenvolve a integração completa e harmoniosa do Homem com os ecossistemas costeiros, promovendo assim um aproveitamento mais satisfatório do lazer do cidadão, integrado a cultura local, sem comprometimento dos recursos naturais e dentro dos padrões de sustentabilidade e qualidade de vida, contribuindo para:

  • Capacitar os jovens e adultos dando continuidade aos conceitos ecológicos disseminados pelo IEPA, formando guias de ecoturismo, potencializando tantos para a prática ecológica e cidadã, colaborando com a implantação da Agenda 21 local.
  • Fornecer informações acerca da Ecologia e Cultura das regiões lagunares e áreas adjacentes, de maneira clara e concisa, desenvolvendo gradativamente a compreensão e a manipulação dos conceitos da Ecologia e Cultura para os grupos formados pelas Escolas particulares, municipais e estaduais, e outros que surgirão com o ecoturismo organizado e estimulado.
  • O projeto é desenvolvido em duas etapas, Primavera/Verão e Outono/Inverno. Na etapa Primavera/Verão são desenvolvidas ações voltadas a população flutuante da região, através de atividades nas praias e praças, tais como: painéis ecológicos, jogos esportivos e culturais, distribuição de prospectos informativos, passeios terrestres e marítimos de canoa e mutirões ecológicos.
  • Na etapa Outono/Inverno as ações são voltadas para as escolas, associações de moradores e pescadores, entidades filantrópicas e a população residente na região.